segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

A Raiz




A muito tempo atráz, estava limpando um certo local para para fazer uma  pequena calçada de concreto, e neste local existia um pequeno tronco de árvore de aproximadamente vinte centimemtros  de altura, então cortei aquele tronco rente a terra e colocamos cimento por cima concretando o local. Passando uns três anos depois, precisei quebrar aquele pedaço de calçada onde havia feito o concreto e para minha surpresa,lá estava o pedaço do tronco meio sem vida,mas estava lá desenterrado agora. como tivemos que demorar alguns dias para trabalhar neste local, aquele pedaço de tronco ficou lá, veio a água da chuva e o calor do tempo e como um milagre da vida, percebi dias depois que aquele tronco brotou algumas pequeninas folhinhas verdes. Um tanto admirado pela circunstâncias deixei lá aquele tronco e passei a regar e curioso para ver o resultado..
Dias depois pude ver uma linda árvore nascendo naquele local. Então fui olhar melhor o porque de tudo isso, percebi então o que fez esta planta não morrer de tudo. O fato era muito simples a raíz dela estava muito profunda na terra e ela só queria uma oportunidade para renascer.
Hoje passado muito anos depois disso um outro fato me chamou atenção esta semana quando uma pessoa me mostrou um vaso de violeta toda queimada por excesso de água e sol, a pequena planta parecia não ter mais vida, estava feia e sem razão de existir. 

Foi então que alguém pegou a pequena e feia violeta levou para casa e disse que iria tentar cuidar dela. Então com ternura e cuidado arregou a plantinha e ontem a noite pude ver o milagre da vida a violeta que não tinha mais jeito,agora começa a ter seus pequenos brotinhos iniciando mais um ciclo de vida.
Pensando nestas coisas pude então observar que a raíz destas duas plantas é o que fez a diferança para de novo crescer. 

E assim pude apreender uma grande lição de vida.
Nos somos como uma planta, o que precisamos é de cuidados, embora algumas vezes em nossas vidas os problemas parecem que nos sufocará a 

ponto de perdermos a vida, mas existem algo forte na planta é a raíz.
É ela que bebe da seiva da terra para dar o crescimento necessário. Uma planta sem ríaz não pode sobreviver,mas quando ela tem boa raí ela cresce. A vida é assim, precisamos ter boas raízes..ou seja, são  elas que fortificam as nossas vidas.

Cada planta que é arregada e cuidada ela cresce e desabrocha,mas uma planta que não é cuidada a tendencia é morrer. Uma vida que é bem cuidada ela desenvolve, mas na vida real ela precisa ter boas raízes e isso se consegue cuidando bem dela, através do ensino, da vida que nos   ensina.
Uma raíz forte não deixa que os ventos arrenquem a planta do chão, assim são nossas vidas.
Uma planta que possue uma raís forte, crecse mais e a cada dia que passa ela fica mais forte.
Nossas  vidas  precisam serem  assim..precisamos crescer,mas para isso precisamos de cuidados naturais e se colocarmos água de mais ela também não cresce..então devemos ter um equilíbrio em cada coisa.
Já vi pela experiencia de vida que tudo que fazemos com equilíbrio da certo,mas com exageros ou pouco cuidado não se dá certo.


  A vida nos ensima a sermos como uma planta, bem cuidada e com raizes firmes, por causa dos ventos que as vezes nos são o contrário.
Para que tenhamos uma árvore bonita ou mesmo uma pequena violeta linda precisamos de amor e carinho, receber água na medida certa,mas também dar amor na medida certa.
Que neste tempo possamos apreender que a vida nos ensina de muitas maneiras,mas que diante das fazes de crescimento as vezes erramos,mas o valor esta no fato de que não podemos errar,mas sim de apreedermos com nossos erros,claro que não errar é importante,mas na vida somos cheios de falhas e de estarmos sujeitos aos  erros porque somos humanos.
Lembremos que certa vez Jesus estava com fome e chegando perto de uma figueira, viu nela somente folhas, então permitiu que ela sobrevivesse por mais algum tempo para ver se daria fruto, quando passou por ela de novo viu que não tinha fruto somente folhas ele disse a figueira que ela deveria secar-se e não produzir mais fruto até que ela se secou inteira.
Na vida é assim somos como a figueira, temos somente folhas e não temos bons frutos,mas o tempo pode passar e se não produzirmos nada, com o tempo acabaremos secando.
Que nesta vida possamos ser como a planta, que tem  uma raiz profunda, porque ela sobrevivirá as tempestades da vida e assim podem crescer sempre.
Um texto da bíblia Sagrada em Jeremias 17:5 ao 7 diz assim:
Assim diz o Senhor: Maldito o varão que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor! Pois é como o junípero no deserto, e não verá vir bem algum; antes morará nos lugares secos do deserto, em terra salgada e inabitada. Bendito o varão que confia no Senhor, e cuja esperança é o Senhor. Porque é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto.
Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores; antes tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e noite. Pois será como a árvore plantada junto às correntes de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cuja folha não cai; e tudo quanto fizer prosperará.(Salmo 1:1-3)

Como é isso?, o homem que confia no seu próprio esforço se esquecendo de Deus em sua vida. Será como uma arvcore no deserto. Mas o homem que confia na sua força confiando em Deus, será como a árvore plantada junto ao ribeiro dará sempre bons frutos. O homem que recebe maus conselhos será como árvore no deserto,mas o que recebe conselho e medita na Palavra do Senhor será como uma planta bem desenvolvida e próspera.


Um comentário:

  1. Uma raíz forte não deixa que os ventos arrenquem a planta do chão, assim são nossas vidas.
    Uma planta que possue uma raís forte, crecse mais e a cada dia que passa ela fica mais forte.

    ResponderExcluir