segunda-feira, 1 de agosto de 2011

A ILUSÃO DE ÓTICA

Casal de Pássro Cetim


Ninho
               
Dias atrás estava assistindo um documentário sobre a vida animal e um fato me deixou muito curioso. O pássaro cetim  quando esta enamorado de sua companheira ele faz o ninho e  cria uma visão de ótica para a fêmea se impressionar com a grandeza do ninho. A construção dos machos do pássaro consiste em uma estrutura oca com uma entrada central, que leva ao centro. O centro é o local em que o macho recebe a fêmea. O vão faz com que as fêmeas só possam ver o centro de um ângulo. Os machos, então, constroem a estrutura de forma com que a fêmea tenha a impressão de que tudo que está dentro seja maior do que realmente é. Ele pinta as paredes do ninho.Este parece um edifício de gravetos, as cor escolhida  é quase sempre azul, que obtém nas bagas na redondezas. Ele apanha as bagas suculentas e coloridas no bico e esmaga contra a parede de gravetos que entrelaçou  revestindo completamente. Às vezes sua técnica  é ainda mais elaborada, mistura uma composta de saliva  com material colorido que encontrar, com bagas e madeira queimadas e usa casca de arvore como se fosse um pincel. Só o macho dedica na decoração e na verdade não é o ninho que ele esta pintando, mas o cenário para  acasalamento. Sobre uma plataforma de galhos ele constrói um caramanchão e em todas as paredes ele coloca objetos decorativos: seixos, penas de cor vivas, conchas de caracóis, pedaços de vidros e até flores que ele troca quando murcha, Esta ilusão de ótica possibilita o acasalamento dos pássaros Quando a fêmea entra no caramanchão ele inicia uma dança indo de um adorno para outro como se os estive mostrando a ela. Após o acasalamento a fêmea constrói um ninho rústico, onde choca dois ovos cuida sozinha dos filhotes quando nascem, enquanto o macho protege o ninho.
Pássro Cetim iniciando a construção do ninho
 Na verdade esta ilusão de ótica possibilita que com uma estratégia ele conquista sua companheira.

Pássaro Cetim macho
Apreendi uma simples lição de vida com este fato. Nos humanos criamos por várias vezes uma ilusão de ótica para impressionar nossos amigos e por muitos outros fatos. Às vezes desejamos ser o que  na verdade não somos. Criamos  uma visão de ótica para que  as pessoas pensem que somos alguma coisa o que na verdade nada somos. Na política criamos situações para que as pessoas pensem que somos e fazemos algumas coisas, mas nada disso e uma realidade, salvo aqueles que com sinceridade apresentam o que é na verdade. Esta ilusão de ótica para impressionar as pessoas é bem comum na vida do ser humano. Isto porque termos a tendência de querer ser o que não  somos. Esta ilusão de ótica faz de nós criaturas às vezes mesquinhas e egoístas por que em algum momento agimos como o dono da verdade e não falamos desta verdade. Iludir e criar situações que parecem verdade é uma prática muito comum na vida humana, mas não podemos agir desta maneira. Porque agindo assim fazemos de nos mesmo um erro e aquilo que semeamos e aquilo que colhemos. A Bíblia Sagrada nos ensina que  nada podemos contra a verdade a não  pela verdade (2º Corintios  13:8). A verdade deve ser a verdade em nossas vidas. A ilusão é uma situação passageira e faz parte de um mundo que imaginamos verdadeiros, mas é falso e mentiroso. Portanto façamos o que é correto diante de Deus. Podemos até pensar em criar uma situação do ponto de vista da ilusão de ótica, mas por certo não poderemos enganar por muito tempo, a verdade aparecerá com o tempo.
Jesus nos ensinou que a ilusão não traz benéfico algum, mas a verdade procede do que o coração esta cheio, pois a boca fala do que o coração esta cheio. (Lucas 6:45)

Pássro sentim e preparando o ninho
 @agenivaldo Almeida Silva

Emails agenivaldosilva@gmail.com
agenivaldo-almeida@bol.com.br
  
Fonte de ajuda www.ache tudo e região.com.br
www.terra.com.br





                                                                       

Um comentário:

  1. Só o macho dedica na decoração e na verdade não é o ninho que ele esta pintando, mas o cenário para acasalamento. Sobre uma plataforma de galhos ele constrói um caramanchão e em todas as paredes ele coloca objetos decorativos: seixos, penas de cor vivas, conchas de caracóis, pedaços de vidros e até flores que ele troca quando murcha, Esta ilusão de ótica possibilita o acasalamento dos pássaros Quando a fêmea entra no caramanchão ele inicia uma dança indo de um adorno para outro como se os estive mostrando a ela. Após o acasalamento a fêmea constrói um ninho rústico, onde choca dois ovos cuida sozinha dos filhotes quando nascem, enquanto o macho protege o ninho.

    ResponderExcluir